Um dos segredos para que suas roupas, sejam criações próprias ou não, durem mais é seguir alguns cuidados na hora de passá-las. O primeiro passo é a escolha de um bom ferro de passar, claro, mas há algumas dicas que ajudam a prolongar a vida de suas roupas e até economizar tempo e energia. Então vamos a elas:
– O ferro a vapor facilita o processo, pois abre a fibra. Se você usa ferro seco e quer que o ferro deslize melhor, borrife a mistura de água, amaciante e álcool.
– Ao passar a roupa siga a orientação do termostato do ferro.
– Separe as roupas pelo tipo de tecido, pois assim você pode ir gradativamente alterando a temperatura do ferro sem muito impacto e ainda economiza tempo!
– Para eliminar a ferrugem do depósito de água do ferro a vapor: coloque dentro do recipiente de água uma colher de sopa de vinagre com o ferro quente e deixe sair a água pelos orifícios. Em seguida, vá enchendo o recipiente de água várias vezes e deixe-a sair, até eliminar todo o calcário nos orifícios do vapor e também a ferrugem. Para evitar que isto aconteça, retire toda a água depois de usar o ferro.
Modo de passar cada tipo de fibra
– Tafetá, cetim e tecidos semelhantes: Indicador na posição 1, passe lentamente, enquanto úmido, ou pelo avesso, para evitar que fiquem brilhantes. Tecidos felpudos devem ser passados como veludo. Não borrife com água.
– Rayon: Indicador na posição 3, Passe pelo lado avesso, quando estiver quase seco.
– Sedas (de superfície áspera) como shantung: Indicador na posição 2, Passe a seco. Se passados úmidos, esses tecidos ficarão rígidos e brilhantes.
– Lã e tecidos leves de algodão: As lãs devem ser passadas com pano úmido, para evitar que fiquem brilhantes (exemplo: casimiras).
Fonte: Portal Educação
Como a gente sabe que você tem um carinho especial por suas roupas, especialmente aquelas que foram feitas por você, lançamos a linha “Cuidado com as roupas”, que inclui ferros de passar. Conheça os modelos aqui: Ferros de passar Singer.