Singer Brasil

Continuando nossa série sobre golas, hoje vamos te explicar melhor como fazer a gola esporte. Esse modelo, quando dobrado é formado por duas partes: a de baixo, chamada de lapela, e a de cima, que se trata da gola propriamente dita.

1. Prepare a gola de acordo com as explicações da gola simples. Costure a borda da parte não entretelada da gola no decote, direito sobre direito.

2. Dobre a gola sobre o direito da peça e o direito do acabamento do transpasse sobre a gola. costure pelo avesso do acabamento, a partir da ponta do transpasse até o final dele. Faça piques nos cantos (veja seta) e no trecho curvo.

3. Revire o acabamento para o avesso. em seguida, bata a ferro. Alinhave a borda do transpasse e a borda de montagem do acabamento no decote. Caso o acabamento chegue até o ombro, embainhe a borda superior sobre a folga de costura do ombro e costure, somente na folga (veja a seta). Faça um pique na folga de costura da parte externa da gola (seta 1).

4. embainhe a gola sobre o avesso do decote e prenda com pespontos ou com pontos a mão rentes ao decote, prendendo-a internamente.

5. pesponte rente à borda do transpasse e rente às bordas laterais e superior da gola.

Dica 1: tanto as entretelas termocolantes quanto as de algodão devem ser cortadas seguindo o fio da peça e montadas no avesso. O segundo tipo precisa de uma folga de 5 mm.

Dica 2: o fechamento mais comum da gola com pé de colarinho consiste em uma casa embutida. Ela deve ser confeccionada no pé somente depois que ele tiver sido aplicado à camisa.

Dica 3: o corte totalmente reto deixa a gola em pé. Quanto mais curvo o molde, mais ela ficará assentada sobre os ombros.

Uma boa ideia é usar o tecido do forro emu ma cor ou estampa diferente do tecido escolhido, para dar um contrite no visual.

Fonte: Revista Manequim


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.