Precisando de uma shopping bag? Então é só seguir esse passo a passo do Superziper e criar a sua, para você, para presentear ou mesmo vender.
—
Separe os materais. Uma pequena pausa para uma explicação sobre o tecido. Eu usei uma lona de algodão estampada de espessura média. Para este tipo de sacola não use algodão tricoline pois a sua bolsa ficará toda dismilinguida. Um tecido com espessura similar à sarja é uma boa pedida.
Todas as costuras serão feitas à máquina. Caso escolha um tecido muito grosso pode ser que não consiga costurar as partes grossas pois estaremos trabalhando com várias camadas de tecido dobrados. Nas parte grossas, costure devagar e se necessário gire a agulha manualmente para fazer os pontos.
Corte dois painéis para o corpo da sacola, dois para o bolso externo e 2 para as alças, seguindo as medidas acima. Se o seu tecido tiver um desenhocomo o meu, preste atenção nas partes de ‘cima’e de baixo da estampa, para não costurar os painéis de cabeça para baixo na hora da montagem. Repare também que os painéis do corpo da sacola são levemente retangulares, com a altura 2 cm maior que a largura!
Primeiro, vamos ao bolso externo que é costurado primeiramente separado do corpo da sacola. Posicione os dois quadrados, lado direito com direito. Preste atenção na posição da estampa, se houver. Alfinete pelas laterais para deixar tudo no lugar. Costure a máquina deixando uma margem e 0,5 cm a partir da bordas. Deixe um buraco aberto de 5 cm na parte inferior para virar.
Terminada a costura, dê um pique com tesoura nos 4 cantos. Vire a peça para o lado direito, usando o buraco da parte inferior. Se precisar, use um objeto longo e pontudo (pode ser um lápis ou agulha de tricô) para empurrar os quatro cantinhos.
Passe a ferro e faça uma dobra de 0,5 cm nas margens do buraco da inferior. Ele será fechado depois, quando costurarmos o bolso na sacola.
Para dar acabamento, faça um pesponto à máquina na parte superior do bolso, bem rente a margem e outro a 2,5 cm da margem, conforme a foto.
Vamos fixar o bolso no painel maior que será a frente da sacola. Centralize o bolso bem no meio do painel e deixe uma distância de 15 cm de cada lado e uma distância de 15,5 cm da parte superior. Alfinete tudo no lugar.
Pregue o bolso usando um pesponto a máquina, costurando bem rente as margens do bolso nesta ordem: primeiro o lado direito, depois a parte inferior (aproveitando para fechar o buraco do bolso) e finalize no lado esquerdo.
A parte da frente da sacola com o bolso aplicado deve ficar assim. Tudo certo até aqui? Então vamos que vamos :).
Vamos agora fazer o corpo da bolsa com costura embutida, o ‘tchananã’ mágico deste projeto. Este tipo de acabamento é muito bom para quem não tem ou não quer fazer overloque no tecido. Posicione os dois painéis maiores, avesso com avesso. Alfinete as bordas lugar e costure do lado direito, deixando uma margem de 0,5 cm da borda. Costure mais uma vez nesta ordem: lateral direita, fundo e termine na lateral esquerda.
Passe a ferro para acertar as costuras. Agora, vamos a costura invisível! Vire a sacola do avesso e costure, deixando uma margem de 1,0 cm da borda, mais uma vez, começando a costura pela lateral direita.
Bibide bobide Bum! Veja como as margens do tecido ficaram embutidas dentro da costura. Uma pequena mágica costureira para deixar a sua sacola com um acabamento interno lindão.
Vamos agora fazer o fundo da bolsa. Ainda com a peça virada do avesso, isole uma das pontas do fundo e alinhe bem a costura de fundo com a costura lateral (use os dedos e vá tateando até encontrar as costuras). Dobre e marque com lápis e régua uma linha perpendicular com 6 cm de distância da ponta. Repita do outro lado.
Passe uma costura a máquina por cima das duas linhas marcadas. Preste atenção para que a dobra do fundo da bolsa fique virada para o mesmo lado, conforme a foto.
Hora das alças. Passe as tiras a ferro dobrando as laterais de forma que se encontrem no meio. Dobre ao meio e alfinete por todo o comprimento.
Passe um pesponto bem rente à margem para fechar a abertura lateral das tiras. Repita o mesmo pesponto na outra lateral das duas tiras.
As duas alças pespontadas devem ficar assim.
Hora da bainha dupla de borda e fixação das alças. Dobre uma barra de 2,5 cm e passe a ferro para marcar. Dobre novamente e passe a ferro.
Posicione uma das alças no centro da bolsa, alinhando as alças com os dados dos bolsos centrais. Alfinete como na foto, posicionando a alça para baixo. Passe uma costura pesponto bem rente a parte inferior da borda. Em seguida levante a alça para cima e passe mais um pesponto desta vez bem próximo a parte superior da borda.
Repita o mesmo processo com a outra alça, centralizando do outro lado da sacola. Esta parte da costura deverá pegar várias camadas de tecido portanto se estiver usando tecido grosso respire fundo e vá com calma. Se for necessário, gire a agulha manualmente para fazer os pontos nas áreas mais grossas. Usar uma uma agulha nova e apropriada para a o tecido escolhido também ajuda.
Sua sacola está pronta para passear com você por ai!
Aqui nesta foto dá para ver bem o tamanho da shopping bag!
Este modelo é ótimo para carregar materiais para aulas, comprinhas (hello 25), acessórios de praia e todas aquelas coisas imprescindíveis que nós mulheres *precisamos* levar pra todo lugar e uma bolsinha só não dá conta.
Fonte: Superziper