A melhor coisa de costurar é poder criar peças do seu jeito ou customizá-las, deixando com a sua cara. Outra maneira de fazer uma peça única é tingi-la da cor que você quiser, especialmente se foi você mesma que a costurou. Por isso que gostamos tanto desse passo a passo do Superziper que ensina a fazer um tingimento degradê em camiseta que ficou simplesmente lindo! Segue o DIY do Superziper para você dar um toque a mais nas suas criações.
Vamos voltar a falar de um assunto que há tempos não mostramos por aqui: o tingimento caseiro.
Com a volta da moda degradê, ombré e dip dye (escolha o seu nome favorito!) resolvi resgatar a técnica de colorir roupas e checar os produtos disponíveis no mercado. Um assunto que não é de forma alguma novo por aqui. Anos atrás fizemos várias experiência com tingimento, usando corantes em tubinho que foram devidamente registradas aqui no blog. Então decidi que é mais que hora de voltar a falar de fibras e cores, afinal tingir roupa em casa é bem divertido e um tanto econômico.
Separei uma camiseta branca que precisava ganhar uma cor, arregacei as mangas e fui para a cozinha.
A primeira coisa a fazer ao tingir uma peça de roupa em casa é checar a composição da mesma. Taí um bom motivo para não cortar a etiqueta. Além de conhecer as instruções de lavagem é fundamental saber a composição da peça na hora de tingir! Para cada tipo de tecido existe um tipo de corante mais adequado (exceto para poliéster, veja as dicas no final do post).
A minha camiseta era 100% algodão, portanto usei o corante Tingecor da Guarany – para algodão, juta, linho, rami, sisal e viscose. O legal de usar estes corantes de tubinho é o custo benefício – um tubo custa menos de R$ 2,00 e rende muito, dependendo do peso da peça a ser colorida.
Para tingir uma camiseta usei: um tubinho de Tingecor na cor Maravilha, um tubinho de Fixacor, uma panela, um garfo para mexer, um copo medidor.
É super importante usar a quantidade certa de corante para o peso da roupa. Se você tiver uma balança recomendo pesar a peça seca. Como não tinha uma a mão, estimei que o peso por volta de 80g. Para este peso usei um pouco menos de 1/3 do pó que vem no tubo e 1 litro de água.
Vou ajudar dando o peso aproximado de algumas peças:
Calça adulto= 700g
Calça jeans adulto = 800 g
Camiseta 1/2 manga = 100g
Camiseta regata = 80g
Fronha = 180g
Short = 100g
Molhe a camiseta com água fria e torça, para retirar o excesso de água.
Meça 1 litro de água e retire um copo para diluir o corante, leve o restante para ferver no fogão.
Quando a água levantar fervura acrescente o copo de água, já com o corante diluído.
<<<E olha que notícia boa>>>. Se usar colocar a quantidade correta de água, corante e tecido não precisa se preocupar em manchar a panela! Aprendi isso neste tingimento, depois de estragar muita panela usando corante demais. Minha panela ficou limpinha, é só prestar atenção nas proporções :).
Chegou o momento esperado: a hora de fazer o degradé. Abaixe o fogo.
Concentre-se ! Seu objetivo é criar três tons de cor na camiseta, começando do mais claro até o mais escuro.
A parte do tecido que ficar mais tempo no corante ficará com o tom mais escuro.
Mergulhe a camiseta na vertical, segurando-a bem reta por cima da panela. Mergulhe até a linha horizontal imaginária onde quer que termine a parte mais clara. Levante rapidamente – menos de 1 minuto é suficiente para a parte clara.
Faça o tom intermediário, segurando a camiseta por mais 5 a 10 minutos na água e levante.
Por último, faça o mesmo segurando a barra submersa por mais 5 a 10 minutos para ficar com o tom mais escuro.
Retire a camiseta do corante e desligue o fogo. Pode descansar o braço agora!
Terminado o tingimento, retire a camiseta do corante e deixe de molho por 20 minutos em uma bacia com 1 litro água fria com uma colher de sobremesa de Fixacor. Ou substitua por uma colher de vinagre branco para o mesmo resultado!
Ta-dá! aqui o resultado final, a camiseta branca basicona ganhou um degradé rosa maravilhindo por menos de R$ 4,00. E não estraguei a panela desta vez, ela continua limpinha -u-hu :D.
Últimas dicas para tingir roupas em casa com sucesso:
– Veja sempre a etiqueta. A composição da peça é que vai dizer qual o corante que você deve usar.
– Peças de poliéster NUNCA tingem. Poliéster é plástico sintético. Nem no tintureiro será possivel tingir poliéster.
– Para peças de composição mista, cheque qual delas tem a maior parte da composição e use o corante indicado para ela.
– A linha da costura das roupas muitas vezes é de poliéster e neste caso ela não vai tingir! Isso aconteceu comigo, se isso for um problema, fique atenta!
Estes são os corantes disponíveis para cada tipo de tecido. Escolha o mais indicado para um tingimento sem surpresas e com resultado duradouro! Novamente, eu usei o Tingecor pois a minha camiseta era 100% algodão.
Fonte: Superziper
Mensagem
Que lindo , vou fazer tenho duas camisetas branca.
A singer sempre passa dicas ótimas.
Essa marca guarany realmente é muito boa, só estou usando ela agora bjss