Quer uma capa descolada para guardar e proteger seu tablet? Este modelo todo acolchoadinho vai protegê-lo superbem e com muito charme.
O matelassê fininho é feito com quilt reto supersimples, ideal para quem quer começar a treinar a técnica. Sugestão da artesã e jornalista Madalena Ioneda, do ateliê Damadah. (http://loja.damadah.com.br).
É uma peça ideal para principiantes na costura, pois ensina também a costurar um zíper com perfeição, utilizando a sapatilha correta da máquina.
Material
As medidas desta peça podem ser adaptadas ao modelo do seu aparelho. O importante é deixar pelo menos 1 cm de sobra nas laterais e na boca, para que a capa não fique nem muito justa nem folgada demais.
. 2 retalhos de tecido de algodão estampado com losangos (este é criação do Ateliê Sereníssima) medindo 30 x 18 cm
. 1 retalho de tecido do tipo sarja em uma das cores da estampa medindo 25 x 30 cm
. 2 retalhos de tecido de algodão em uma das cores da estampa medindo 28 x 30 cm
. Manta acrílica R1 fina nas medidas 28 x 30 cm
. Zíper de 35 ou 40 cm em uma das cores da estampa
. Linha de costura em uma das cores da estampa
. Agulha de mão
. Tesoura
. Régua
. Caneta com tinta removível para patchwork
. Alfinetes
. Fita métrica
Passo 1
Troque a sapatilha de uso geral da máquina pela sapatilha de alimentação uniforme, melhor para costurar tecidos com estampa listrada ou xadrez. Dá maior firmeza na hora de costurar e alinhar os desenhos. Se a sua máquina não tiver essa sapatilha, não tem problema, costure com a de uso geral.
Passo 2
Alinhave e costure os tecidos estampados (lado maior) nas extremidades menores da sarja (em todas as costuras, deixe pelo menos 1,5 cm de sobra). Tente alinhar sempre a estampa no direito (isso faz toda a diferença na hora de fazer o quilt seguindo a geometria do desenho).
Passos 3 e 4
Com o ferro de passar, una a face colante da manta ao avesso dos tecidos costurados. Utilizando a régua como guia, risque com a caneta algumas linhas na sarja, seguindo a geometria da estampa. Faça coincidir o traçado dos dois retalhos estampados.
Passo 5
Passe uma costura reta, com um ponto mais longo da máquina, sobre o riscado e a estampa do tecido, formando o quilt.
Passos 6 e 7
Passe o ferro quente sobre as costuras para apagar a tinta da caneta que ficou por baixo. Para o zíper, coloque-o sobre o direito do forro, com o fechinho virado para cima, deixando duas pontas iguais nas laterais.
Passo 8
Por cima, coloque o tecido quiltado com o direito virado para baixo. Prenda tudo com alfinetes.
Passo 9
Coloque a sapatilha própria para costurar zíper.
Passo 10
Costure, usando o próprio zíper como guia.
Passo 11
Repita o “sanduíche” com a outra parte do forro, o zíper e a outra extremidade do tecido quiltado. Prenda tudo com alfinetes.
Passo 12
Passe uma costura reta da mesma maneira, orientando-se pelo próprio zíper. Com o ferro de passar, assente bem as costuras pelo direito e teste o zíper para ver se não enrosca em nenhum ponto.
Passo 13
Volte a sapatilha de uso geral na máquina.
Passo 14
Passe uma costura reta junto ao zíper para prender o tecido quiltado ao forro.
Passo 15
Abra o zíper até a metade (é importante não esquecer essa etapa, pois é por essa abertura que, depois, a peça será virada para o direito). Junte as partes do forro, direito com direito, e prenda com alfinetes. Prenda com alfinetes também as laterais do tecido quiltado, deixando os “dentinhos do zíper voltados para o avesso”.
Passo 16
Uma as laterais do tecido quiltado.
Passo 17
Costure o forro, deixando uma abertura de aproximadamente 15 cm no meio (é por essa abertura também que, depois, você vai virar a peça para o direito).
Passo 18
Corte as sobras do zíper e os cantinhos do forro, tomando cuidado para não cortar junto a costura.
Passo 19
Pela abertura deixada no fundo do forro e pelo zíper aberto, vire a peça para o direito. Com o ferro quente, vire para o avesso as sobras de tecido deixadas na abertura do forro. Passe uma costura pelo direito fechando o fundo do forro.
Passo 20
Ajeite os cantos da peça com uma agulha de tricô ou a ponta da tesoura. Passe a ferro novamente para assentar bem as costuras e eliminar as marcas nos tecidos.
Site: www.loja.damadah.com.br
Facebook: facebook.com/damadah
Adorei os trabalhos ,parabéns.
Olá Leonor, que bom que gostou.
Muito obrigado pelo carinho.
Abraços.