Singer Brasil

Em todo projeto de costura, eles sempre estão lá: os retalhos. Por mais que você meça, faça as contas e otimize a costura, sempre vão sobrar uns pedacinhos de tecido. E essas sobras podem acabar salvando a pátria e virando peças lindas. Para otimizar seu trabalho na hora de criar utilizando essas sobras, é importante saber como gerenciar seus retalhos. Para ajudar nisso, o blog da Gizoca preparou um post ótimo para ensinar você a cuidar disso.

O que você irá ver nesse post

Gerenciando retalhos de tecido

Começamos um trabalho separando o molde, escolhendo os tecidos, passando a ferro, cortando e costurando cada um deles por um longo tempo… No final, além de uma linda peça pronta, temos mais algumas sobras de tecido para a “coleção”. Ou será que é só aqui no meu ateliê que isso acontece? Tenho certeza de que não é bem assim… rs!
E é justamente sobre esse assunto que escreveu Jeni Baker em sua coluna Stitching Notes para a última edição (nº 9) da revista Love Patchwork & Quilting (editora Future). Ela começa assim: “Hora de encarar os fatos… você precisa de um curso de gestão de retalhos!”. Muito me identifiquei, e acredito que você também, tanto que resolvi fazer uma tradução descompromissada do texto e compartilhar aqui na intenção de trazer mais algumas dicas e sugestões preciosas de quem entende do assunto.
retalhos03a
“Retalhos de tecido – todas nós passamos por essa parte inevitável do processo de costura. Quando você começa a costurar pode até não estar pensando sobre a possibilidade dos retalhos, mas quanto mais costurar mais importante é ter um sistema de gestão dos mesmos. Eles podem muito rapidamente obter um volume gigante e ocupar uma surpreendente quantidade de espaço!
 
Armazenar retalhos de tecido é uma questão que pode ser resolvida de muitas maneiras diferentes. Eu, pessoalmente, tenho feito um pouco de tudo, desde a separação por cor e tamanho até por tipo de estampa. Ultimamente, o que tem funcionado bem para mim é simplesmente separá-los por tipo de estampa: sólidos todos juntos e as outras estampas armazenadas em conjunto. No entanto, a melhor maneira de armazenar depende de como você está planejando usá-los, e é aí que um sistema de gestão entra em jogo.
 
Planeje com antecedência – Como muitas coisas, penso que a parte mais importante da gestão de retalhos é ter um plano. Se os seus retalhos estão fora de controle, eu recomendaria ocupar algum tempo elaborando uma estratégia. Primeiro, considere o que gostaria de fazer com os seus tecidos. Há tantas opções! Você pode optar por planejar alguns projetos específicos, tomar uma decisão consciente de usá-los em um certo número de projetos, dar para uma amiga ou até mesmo vendê-los. Qualquer que seja a sua opção, tomar uma decisão fará com que o restante do seu planejamento seja mais fácil.
 
Usar ou perder – Se você tiver problemas para motivar-se a utilizar os retalhos como eu tenho, torne isso mais fácil: quando terminar um projeto, vá em frente e corte os retalhos em pedaços utilizáveis. Se você não tem em mente qualquer projeto, é bastante prático e útil cortá-los em quadrados de 2.5″ ou 5″ (são os tamanhos tradicionais dos chamados charm packs) junto com tiras de diferentes larguras. Quando for trabalhar com eles, a metade do trabalho já está feita!
retalhos02a
Eu uso meus retalhos para vários projetos, desde grandes colchas a pequenos coasters (porta-copos). Minha maneira favorita de usá-los é em bolsas e necessaires. Eu sou um pouco a “senhora bolsa” e adoro ter todos os tipos de pequenas necessaires e bolsinhas para colocar dentro da minha bolsa ou sacola – minha coleção está ficando um pouco ridícula, mas é divertido! Porém, com toda a honestidade reconheço que na maioria das vezes não uso os meus retalhos. Mas, em vez de guardá-los e me sentir culpada por isso, opto por dá-los – realmente é uma situação favorável para ambas as partes porque eu não preciso me preocupar com eles e eles ainda são amados e usados por quem recebe!”

retalhos04a

 

Adaptado de: Gizoca


5 comentários “Cuide bem dos seus retalhos”

  1. Clara Art disse:

    Oi Parabéns ! amei o post ..

  2. maria thereza mm neves disse:

    Gostaria de uma máquina Singer p/uso doméstica, que costure jeans também, e malha, sem complicação de botões eletrônicos. Preferência a botões manuais. Qual a indicada? A Singer bivolt faz esses trabalho?

    Obrigada

    1. Singer disse:

      Olá! A melhor máquina é aquela que atende as suas finalidades. Sugerimos que você acesse o nosso site e faça simulacões no filtro de produtos domésticos: https://www.singer.com.brmaquinas-domesticas/.
      Você também pode clicar no botão comparar e analisar as diferenças entre os nossos produtos. Em caso de dúvidas, entre em contato com nosso SAC no telefone 0800 702 2323. O atendimento via 0800 é realizado de segunda a sexta das 8h às 18h. Obrigado!

  3. Renata disse:

    Como escolher a agulha correta para calcador de nervura?

    1. Singer disse:

      Olá! Nós temos muitos manuais disponíveis no nosso site. Você pode analisar se há similaridade com o seu modelo acessando o link https://www.singer.com.brmanuais-singer. Se tiver dúvida, entre em contato com nosso SAC no telefone 0800 702 2323.
      O atendimento via 0800 é realizado de segunda a sexta das 08:00 h às 18:00 h
      Você também pode entrar em contato com a Feira das Máquinas pelo telefone (11) 3611-7615, pelo email feiradasmaquinas@uol.com.br ou pelo site http://www.feiradasmaquinas.com.br. Muitos manuais podem ser encontrados por meio deles e o suporte pode ser oferecido à distância. Obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.