Sabe aquele detalhe em tecido resistente muito usado nos cotovelos dos blazers? Você acha antiquado? Pois eles estão super em alta, não só nos paletós, mas em suéteres, moletons e em bolsos de camisas.
Segundo o jornalista Alexis Petridis, do jornal inglês The Guardian, os elbow patches (expressão em inglês para remendo de cotovelo) foram inventados pelos alemães na Primeira Guerra Mundial, para conferir resistência à roupa dos soldados e evitar que levassem bala nestes lugares sensíveis.
Como os cotovelos e joelhos são partes do corpo que estão sempre apoiados ou se esbarram e diversos lugares, as peças de roupa ganhavam reforços para garantir a resistência e não rasgarem. Os remendos sempre foram muito comuns nos paletós dos professores, por exemplo, que costumam sentar-se com os cotovelos apoiados sobre a mesa.
Hoje eles servem mais para dar uma bossa à roupa e deixá-la com cara de retrô, o que já é um charme. Experimente fazer você mesma com a sua Singer. É supersimples de fazer e requer pouquíssima prática. Vamos tentar? E ah! não precisa ser só cotovelo não. Pode ser no bolso de uma calça e onde sua imaginação te levar.